O inferno das redes sociais são os usuários


Os governos da Indonésia e Sri Lanka estão fechando redes sociais em seus países, ainda que parcialmente. O problema nos dois países é mais religioso que político, mas o temor é o mesmo: que a guerra permanente que ocorre no Facebook, Twitter, etc, se transfira para as ruas, com resultados catastróficos.

O problema, me parece, não são as redes, mas seus usuários. No Brasil temos um ano de eleição pela frente e as perspectivas de uso das redes - especialmente Facebook - são preocupantes. Nas redes muita gente perde qualquer espírito crítico e até o senso de ridículo. E acredita em qualquer coisa, multiplicando fake news e opiniões obscenas.

O Brasil também vai ter que um dia ameaçar fechar as redes sociais? Longe disso. Mas é necessário que todos os usuários tenham mais consciência do que fazem lá dentro. O caso parece perdido no caldeirão tóxico do Facebook. Mas em outras redes - como o Instagram - os usuários poderiam tentar a experiência de não politizar seu conteúdo. Eu tenho feito isso por conta própria. Politizou? Deixo de seguir.

20 anos de história da tecnologia.
Amazon Brasil - http://goo.gl/MzssB8

Amazon.com - https://goo.gl/lvhJzE

Comentários