O Face não me prende


Eu não gosto de generalizações. Portanto, não aceito frases feitas como "as redes sociais estão acabando com os relacionamentos humanos". Existem várias redes sociais, cada uma com suas características.

O grande problema, me parece, está na maior de todas as redes. O Facebook, com seus 2 bilhões de usuários, é que está gerando mal estar com sua voracidade em dominar o mundo. Ele foi criado de forma a manter as pessoas lá dentro o dia inteiro. Não vejo isso no Twitter, no G+ nem no LinkedIn, redes mais leves e menos obcecadas em aprisionar nossas atenções. O Instagram pode gerar inveja, mas não gera conflitos fratricidas.

Sim, gosto de entrar em contato com velhos amigos e parentes através do Face. Uso suas páginas para divulgar meus trabalhos. Mas tento o tempo todo usar a rede e não ser usado por ela. O Facebook é um lugar para me divulgar e me divertir e não um modo de vida. Tenho minhas formas mais perenes de registrar o que penso e faço. Tomo o máximo de cuidado para não me afogar nesse oceano de efemeridade azul clara.

20 anos de história da tecnologia.
Amazon Brasil - http://goo.gl/MzssB8
Amazon.com - https://goo.gl/lvhJzE

Comentários