Em órbita no meu celular


O mundo digital me surpreende a cada dia, e eu já atuo ha área há pelo menos 21 anos. A última razão para desbunde é um aplicativo chamado ISS HD LIVE. Ele leva ao seu celular a imagem da Terra ao vivo através de câmeras da ISS, a Estação Espacial Internacional. É a mesma imagem que levou o pioneiro astronauta Yuri Gagarin a declarar em 1961 que a Terra era azul.


O aplicativo mostra em duas telas a imagem do planeta a mais de 400 mil metros de altitude e um mapa de localização da ISS. A foto acima por exemplo foi tirada sobre o Pacífico Sul, a nordeste da Nova Zelândia. Como a velocidade da estação em órbita é de 27.500  mil quilômetros por hora, a cada meia hora mais ou menos ela passa por um por do sol ou nascer do sol. (Um cronômetro na tela avisa quanto falta para o próximo sunset ou sunrise).

A chance de parar nossas atividades para ver a Terra de longe, ao vivo, por alguns segundos, é um luxo impensável há poucos anos atrás. Como os astronautas, podemos ter uma visão diferente das coisas. Contas atrasadas e brigas políticas desaparecem quando estamos flutuando a 400 quilômetros no espaço. Ao vivo, a beleza deste planeta parece ainda mais dramática. A visão deveria despertar de vez nos homens de equilíbrio e boa vontade o desejo de cuidar dessa preciosidade azul girando em torno de uma estrela. 

20 anos de história da tecnologia.
Amazon Brasil - http://goo.gl/MzssB8
Amazon.com - https://goo.gl/lvhJzE

Comentários